Demolays

demolay_old_paper_by_eltonjr001

Você sabe o que é a Ordem Demolay?

 

A Ordem DeMolay é uma sociedade fraternal juvenil e filantrópica, patrocinada pela Maçonaria, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada nos Estados Unidos dia 24 de março de 1919, em Kansas City, Missouri, pelo maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria.

 

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por contestar as falsas acusações de pratica de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja, arquitetadas pelo Rei Filipe IV de França, podendo-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição de Filipe pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

PRINCÍPIOS

Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos, que são considerados pela Ordem, diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.

 

Manaos

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:
“Religiosa” representada pelo Livro Sagrado.

“Civil”, representada pela Bandeira Nacional.
“Intelectual”, representada pelos Livros Escolares.

Assim prescreve a ética de um DeMolay:
Um DeMolay serve a Deus acima de tudo;
Um DeMolay honra todas as mulheres;
Um DeMolay ama e honra seus pais;
Um DeMolay é honesto;
Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
Um DeMolay executa trabalhos honestos;
Um DeMolay é cortês;
Um DeMolay é sempre um cavalheiro;
Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;
Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;

Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.

Sete virtudes cardeais de Demolay

 

A Ordem DeMolay invoca sete luzes, simbolizando as sete virtudes cardeais de um DeMolay, que iluminam seus caminhos conforme passam pela estrada da vida, simbolizando tudo que é bom e correto, a base de suas vidas.

Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

 

Graus

Assim como a Maçonaria possui o Corpo das Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a Ordem DeMolay também se divide em dois Corpos. O primeiro, envolve os dois primeiros Graus: o Grau Iniciático e o Grau DeMolay, podendo ser comparado às Lojas Simbólicas. O segundo envolve os graus históricos, filosóficos e honoríficos, que compõe da Ordem da Cavalaria.
Os Graus básicos da Ordem DeMolay são o Grau Iniciático e o Grau DeMolay. Os DeMolays desses graus trabalham em Capítulos. Os Graus da Cavalaria são trabalhados em Priorados ou Conventos.

 

Como Ingressar

 

O processo de ingresso na Ordem DeMolay é um tanto quanto diferente, se comparado a outros grupos de jovens, pois o candidato deve ter entre 12 e 21 anos de idade e preencher alguns requisitos, como:
Ser do sexo masculino;
Crer em um ser superior; (um Deus)
Possuir disponibilidade de tempo para freqüentar as reuniões;
Ter aprovação dos pais ou responsáveis;
Preencher a lista das virtudes de um DeMolay;

 

“O grande objetivo de nossa Ordem é ensinar e praticar as virtudes que nos levam a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, como a melhor preparação para a maioridade da qual nos aproximamos. Nós procuramos, sinceramente, ser melhores filhos, melhores irmãos e melhores amigos, para que, ao chegarmos aos anos da maioridade, possamos ser melhores homens.”

Segue documentos para download: Edital de Iniciação | Formulário de Inscrição.

 

Capítulo Manaós N° 647 – Manaus/AM

Informações ou dúvidas, entrar em contato com:

Felipe Santiago – Mestre Conselheiro do Capítulo – (92) 99178-7617

Enéas Bonora – Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo – (92) 99179-6155