Arcoiris

O que é?

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização de construção do caráter, para jovens entre 11 e 20 anos de idade. Seu objetivo é promover a comunicação efetiva, habilidades de liderança e principalmente servir a humanidade.

História:

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas foi idealizada pelo Mestre Maçom William Mark Sexson na época em que o mundo sofria fortes consequências pós 1ª Guerra Mundial, da qual muitos pais e irmãos que saíram para lutar não voltaram.

Ao perceber que havia a necessidade de haver algo para orientar e amparar as meninas, ele teve a ideia de criar nossa amada Ordem, onde jovens têm a oportunidade de aprender a compartilhar suas ideias com pessoas de sua idade, sendo assistidas e orientadas por adultos, para que possam desenvolver a Verdadeira Dignidade Feminina.

 

Fundada em 06 de abril de 1922, na cidade de McAlester, Oklahoma, nos Estados Unidos, nossa querida Ordem tem se espalhado pelo mundo, criando raízes também na Alemanha, Aruba, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Filipinas, Itália, Japão e Paraguai.

No Amazonas, a primeira Assembleia a ser criada foi a Aquarela nº 01, patrocinada pela Loja Estrela de David nº 2387, que através do trabalho intenso do Tio Mestre Maçom Valderli Jonatha Lima Ramos Pinho e da Tia Estrela do Oriente Janete de Oliveira Nascimento não mediram esforços para fundação no dia 13 de fevereiro de 2016.

A Ordem Internacional do Arco-Íris enfatiza:

  1. Liderança efetiva;
  2. Participação ativa na Igreja de sua escolha;
  3. Patriotismo;
  4. Cooperação com seu semelhante;
  5. Amor ao lar;
  6. Lealdade à família;
  7. Serviços humanitários.

A Ordem Internacional do Arco-Íris ajuda a promover a autoestima e liderança entre seus membros. Como membro, a garota aprenderá a importância do comportamento (etiqueta) apropriado. Ela aprenderá habilidades para falar em público e participará de reuniões presididas por garotas de sua idade. Embora havendo sempre a presença de uma conselheira adulta que orienta, todas as reuniões são conduzidas pelas garotas.

As sete cores do arco-íris representam as sete estações, colocadas em forma de um arco. Cada estação é representada por uma cor e cada cor ensina uma das sete lições do Arco-Íris. As estações e lições do Arco-Íris são as seguintes:

  • VERMELHO é a cor da primeira estação e representa o Amor. Ela enfatiza a importância do amor ao lar e a família.
  • LARANJA é a cor da segunda estação e representa a Religião. Ela enfatiza a importância de ser membro e participante ativo na igreja de sua escolha.
  • AMARELO é a cor da terceira estação e representa a Natureza. Ela enfatiza a importância de aproveitar o tempo ao ar livre.
  • VERDE é a cor da quarta estação e representa a Imortalidade. Ela enfatiza que apesar da morte do nosso corpo, nossa alma vive para sempre.
  • AZUL é a cor da quinta estação e representa a Fidelidade. Ela enfatiza a importância da lealdade a Ordem e à família e amigas das Meninas do Arco-Íris.
  • ANIL é a cor da sexta estação e representa o Patriotismo. Ela enfatiza a importância do respeito às leis do nosso País e a nossa Bandeira.
  • VIOLETA é a cor da sétima estação e representa o Serviço. Serviço é a razão fundamental do Arco-Íris e enfatiza a importância de prover serviços através de atos altruístas para o lar, comunidade e patrocinadores da Ordem Arco-Íris.

Nossa Ordem foi baseada na história de Noé que está em Gênesis 9, na Bíblia Sagrada, onde conta-se o motivo do surgimento do Arco-Íris após uma forte chuva.

Quem pode participar das reuniões?

As Meninas do Arco-Íris ativas e aquelas que tenham atingido a maioridade, os membros da Ordem Estrela do Oriente e qualquer Maçom, bem como os pais ou tutor legal de uma Menina do Arco-Íris estão qualificados para participar das reuniões de uma Assembleia do Arco-Íris.

Nossas reuniões são feitas quinzenalmente aos sábados.

Horário: 09:00h as 11:00h

Local: End: Rua Magalhães Barata, 67 – Crespo CEP: 69073-166

 

 

Assembleia Aquarela N º 01 – Manaus/AM.

Para mais informações entrar em contato com:

Mãe Conselheira: Janete Nascimento (92) 9 9996-9992.

Ilustre Preceptora: Isabella Castro (92) 9 8404-7740.