Palavra do Grão-Mestre – Fevereiro 2016

Minhas Cunhadas, Sobrinhos, convidados e meus Irmãos.
1.No princípio criou Deus o céu e a terra.

2.E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

3.E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

4.E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

5.E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.(GENESIS 1:1-5)

As Sagradas Escrituras inicia nos ensinando que Deus ordenou o céu e a terra; a luz e as trevas; o dia e a noite colocando Ordem sobre o Caos.

14. E disse Deus: Haja luminares no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para estações e para dias e anos.

15.E sirvam de luminares no firmamento do céu, para iluminar a terra; e assim foi.

16.E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez também as estrelas.

17.E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,

18.E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

19.E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.(GENESIS 1:14-19)

Da mesma forma nos é colocado a passagem do tempo quando Deus coloca os Luminares, sol e lua, no firmamento no céu, sendo estes sinais para dias, anos e as estações.
E por que necessitamos nos ORDENAR em dias, semanas, meses, anos e estações? Os mais antigos necessitavam para organizar as suas lavouras – tempo de plantar e tempo de colher!
Nós necessitamos das passagens temporais para organizarmos, em períodos, a nossa vida. Planejarmos e executarmos em tempo hábil o que queremos e o que iremos fazer naquele determinado espaço de tempo.
Estamos aqui para explanar o nosso planejamento para o ano maçônico que hoje se inicia.
Continuaremos com o nosso labor para reorganizar administrativamente o nosso GOB-AM e neste aspecto em especial estamos tomando as seguintes providências:
1. Vamos efetivamente fazer a fundação do Instituto Maçônico para servir de base aos futuros projetos necessários para a consolidação do Grande Oriente do Brasil – Amazonas;
2. Continuaremos o trabalho de recuperar a documentação patrimonial do GOB-AM;
3. Estaremos com um diálogo mais aproximado com as Lojas cobrando a regularidade de cada uma e procurando sanar as dívidas existentes;
4. Manteremos a nossa transparência com a publicação do nosso boletim duas vezes por mês (dias 05 e 20) com o balancete financeiro sempre no ultimo boletim do mês;
5. Adquirimos dois computadores para que se possa efetivamente comunicar com o poder central, GOB, e executar as necessidades impostas pelo mesmo ao GOB-AM como, por exemplo, a impressão dos diplomas de Mestre Maçom;
6. Vamos colocar a disposição dos Irmãos um computador com a finalidade de uso de internet para pesquisa e/ou contato com o GOB (GOBNET), produção de documentos relativos a Loja etc.;
7. Preparamos uma sala, que foi entregue hoje, para servir de secretaria para os Poderes Legislativo e Judiciário aonde serão arquivados de forma conveniente e correta as documentações destes poderes e os Presidentes e Secretários destas Casas poderão efetuar reuniões com a sua administração e com os Irmãos que acharem necessários;
8. Manteremos as reuniões mensais com os Veneráveis Mestres, a primeira dia 29 de janeiro, para sabermos as reais necessidades das Oficinas e para, através destes, enviarmos as nossas mensagens aos Obreiros;
9. Será efetivada no mês de novembro a 2a SUPERIOR CONGREGAÇÃO DO GOB-AM aonde esperamos repetir o sucesso da executada no ano passado. Neste ano faremos em paralelo, como é usual em todas as Congregações, o Encontro Estadual da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Amazonas.
Institucionalmente vamos participar da Reunião Norte e Nordeste dos Grão Mestres que esse ano ocorrerá no mês de abril no Oriente de Porto Velho no Grande Oriente de Rondônia. Esta reunião terá um peso diferenciado em virtude da confirmação da presença dos Grão Mestres de quase a totalidade das unidades de nossa Federação. Também participaremos na SUPREMA CONGEGAÇÃO, em Brasília, de 17 a 19 de junho, sob a tutela do nosso Soberano Grão Mestre aonde serão discutidos assuntos de grande relevância para o Grande Oriente do Brasil.
Ainda a nível Institucional iremos participar no dia 30 de janeiro da Banda da Viúva da Loja Delta da Amazônia porque “Maçonaria é Alegria”! Estaremos presentes na fundação da Assembléia da Ordem do Arco Iris para Meninas que ocorrerá nos dias 12 e 13 de fevereiro aonde faremos o Tratado de Amizade e Reconhecimento. Também na comemoração da Loja Lyceum Paranaensis no 4046 no Oriente de Curitiba, GOB-PR nos dias 11 e 12 de março aonde estarão presentes sete Mestres Maçons ingleses da Emulation Lodge da Grande Loja Unida da Inglaterra apresentando um “work-shopping” sobre esta ultima.
A nível interno iremos finalizar o calendário de visitas as Lojas do interior e da capital conforme forem surgindo os convites e as necessidades de estarmos presentes as mesmas pessoalmente ou representado pelo Poderoso Grão Mestre Adjunto e/ou pelos Secretários do GOB-AM.
Nas datas comemorativas estamos nos preparando para aquelas que, efetivamente, são responsabilidade do Grão Mestrado:
– Dia 4 de março – Fundação do GOB-AM;
– Dia 17 de junho – Fundação do GOB;
– Dia 20 de agosto – Dia do Maçom
– Dias 05 e 07 de setembro – Semana da Pátria
Dentro do Calendário Maçônico, que contamos com os Veneráveis das Lojas para complementar, deixo registrada a futura participação na “Loja de Mesa” comemorativa do Dia da Mulher no dia 08 de março do Condomínio do Rito Brasileiro assim como da Sessão de Pompas Fúnebres da Loja Oriente Unido no dia 02 de novembro. Ambas as sessões abertas a não Maçons!
Finalizando estaremos envidando esforços para efetivar ao máximo os pontos preceituados na Carta de Manaus 2015 em especial o Grupo Estadual de Apoio Político – GEAP fortalecendo o programa de ação política da maçonaria amazonense começando e executando os debates através dos Veneráveis e Lojas e também faremos em maio o 1o Encontro Regional de Aprendizes e Companheiros – ERAC com a finalidade de estimular o estudo, aprendizado e troca de conhecimentos entre Aprendizes e Companheiros sob a devida supervisão dos Mestres Maçons além da implementação, neste primeiro semestre, do Ensino a Distância – EAD em nosso site!
É óbvio que não se pode prever, e portanto planejar, tudo o que efetivamente iremos fazer. Na atual insegurança política e financeira em que se encontra a nossa Nação não sabemos o que há de vir. Contudo tenham a certeza que o Grão Mestre estará a frente dos desígnios do GOB-AM, da Lojas e de toda a família maçônica enquanto o Grande Arquiteto do Universo assim o permitir.
Juntos iremos mais longe, UNIDOS realizaremos o que muitos consideram impossível! A força de nossa Ordem se encontra em realmente nos tratarmos e nos reconhecermos com Irmãos, como uma grande e maravilhosa FAMÍLIA.
Esta é a verdadeira riqueza que aqueles que não convivem conosco nem imaginam que possuímos, é o nosso grande SEGREDO, é a nossa fortaleza.
Estarei sempre de Pé e a Ordem para todos os meus Irmãos e toda a minha família maçônica!
Muito obrigado pela vossa atenção e um grande beijo em vossos corações.

Esta entrada foi publicada em Palavra do Grao Meste. Adicione o link permanente aos seus favoritos.